A Agência Canadiana de Inspecção de Alimentos (CFIA) e a Direcção-Geral de Sanidade e Segurança Alimentar da Comissão Europeia (DG SANTE) chegaram a acordo para que haja zonificação para a Peste Suína Africana (PSA).
Este acordo permitirá o comércio seguro de produtos de suíno desde zonas livres da doença no caso de haver um foco de PSA.
A zonificação é uma ferramenta reconhecida internacionalmente que se utiliza para ajudar a controlar as doenças e facilitar o comércio internacional. Se se confirma um caso positivo de PSA numa área, definem-se os limites geográficos para conter o foco. Estes limites geográficos são zonas de controlo estabelecidas de acordo com os princípios da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE). As áreas fora destas zonas de controlo são zonas livres de doenças.
Se bem que já existam princípios de zonificação com a UE que se aplicam à PSA em virtude do Acordo Económico e Comercial Integral Canadá-UE (CETA), o acordo é um passo adicional na colaboração internacional para mitigar o risco de PSA ao mesmo tempo que se mantém o comércio seguro.
Quarta-Feira, 3 de Julho de 2019/ CFIA/ Canadá.
https://www.canada.ca