No passado dia 13 de Setembro, o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) informou a Canadian Food Inspection Agency (CFIA) que 13 porcas de origem canadiana, exportadas para os EUA para abate imediato em seis camiões diferentes, apresentaram lesões vesiculares. Além disso, a 14 de Setembro foi negada a entrada, nos EUA, a outros dois camiões com porcas após a identificação de lesões vesiculares no posto de entrada.
As análises do USDA deram resultado negativo para doenças vesiculares estrangeiras (Febre Aftosa, Estomatite Vesicular, Doença Vesicular Suína e Exantema Vesicular), mas algumas amostras foram positivas para o Vírus Seneca Valley (SVV).
A Agência Canadiana de Segurança Alimentar (CFIA) iniciou a sua própria investigação para determinar os movimentos dos animais implicados e completar a sua própria recolha de amostras e análises.
É importante que os produtores informem imediatamente o seu veterinário e a CFIA sobre qualquer indício de doença vesicular. Para evitar a propagação da doença, ante a suspeita da mesma, os animais não devem sair da exploração até que se complete a investigação. Isto inclui o transporte para abate.
Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2016/ Manitoba Pork/ Canadá.
http://manitobapork.com