Segundo o último relatório do Rabobank, o vírus da Diarrea Epidémica Suína (DESV) afectou cerca de 60% do efectivo de reprodutoras dos Estados Unidos, 28% das mexicanas e está a começar a afectar as explorações canadianas.
Se o DESV se propaga pelo Canadá e pelo México ao ritmo observado nos Estados Unidos, o abate de animais na América do Norte podeiía diminuir em cerca de 18,5 milhões de porcos durante 2014 e 2015 ou o que é o mesmo, sofreria uma redução de 12,5 % em relação aos níveis de 2013. Em geral prevê-se uma redução da produção de carne de porco de 6 a 7%, a maior diminuição dos últimos 30 anos.
Segundo o analista do Rabobank, William Sawyer, tendo em conta o crescente número de casos e o ciclo de vida de seis meses, é de esperar que entre Agosto e Outubro haja uma importante diminuição da oferta de porcos para abate, que poderia diminuír entre 15% e 25% em comparação com os níveis de 2013. Se o vírus continua ao ritmo actual, o déficit de porcos para abate nos Estados Unidos para este ano de 2014 poderia atingir os 15 milhões de cabeças.
Terça-Feira, 25 de Março de 2014/ Rabobank/ Holanda.
http://rabobank-food-agribusiness-research.pr.co