No passado dia 22 de Setembro, na sede da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), em Paris, o Dr. Bernard Vallat, Director-Geral da OIE e o Professor Christian Bréchot, Director-Geral do Instituto Pasteur (IP), assinaram um acordo para reforçar a sua cooperação nos campos da investigação, da formação, da vigilência e do controlo das doenças animais, incluídas as zoonoses, em conformidade com o conceito «Uma única Saúde».
O principal objectivo deste acordo é facilitar a criação de centros de colaboração e laboratórios de referência em todo o mundo com o apoio da Rede Internacional de Institutos Pasteur (RIIP), que se encontra em 32 países.
No Acordo também se abordam outros temas essenciais para a saúde pública, como a vigilância e o controlo da febre hemorrágica da Crimeia-Congo (FHCC) e da Febre do Vale do Rift (FVR), relativamente às quais já existe uma colaboração entre a OIE e o IP graças aos dois Laboratórios de Referência da rede do IP dedicados a estas zoonose e reconhecidos pela OIE.
Terça-Feira, 29 de Setembro de 2015/ OIE.
http://www.oie.int