O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, reuniu com representantes da Asociación Nacional de Productores de Ganado Porcino (Anprogapor).
Peste Suína Africana
Em relação aos casos de Peste Suína Africana detectados na Bélgica, Planas apontou que a Espanha conseguiu a proibição de movimento de javalis silvestres em toda a União Europeia e está a colaborar nesse campo com a Comissão Europeia e Estados Membros.
Também se estão a implementar todas as medidas necessárias para manter a Espanha à margem dos focos detectados noutros países da União Europeia.
Também se pôs o acento tónico na necessidade de extremar as medidas de biossegurança. Para isso, o Ministério da Agricultura, em coordenação com as Comunidades Autónomas, aumentará todas as acções de vigilância no movimento intra-comunitário de animais com destino a Espanha, em coordenação com a Comissão Europeia.
O sector suinícola espanhol
Espanha é o 2º país da União Europeia quanto ao volume de produção de carne de porco e a quarta potência produtora mundial, depois da China, Estados Unidos e Alemanha, com um valor económico da produção superior aos 6000 milhões de euros. Trata-se do sector mais importante da produção pecuária espanhola, representando 36,8% da produção final pecuária e 14,4% da produção final agrária.
O significativo crescimento deste sector tem estado vinculado à forte evolução do comércio externo. Com efeito, a Espanha é o segundo maior exportador de suíno da União Europeia. Praticamente 50% da produção é comercializada fora da fronteira espanhola.
Para o Ministério, manter esta posição de liderança do sector suinícola espanhol implica uma responsabilidade e enfrentar os desafios baseados na sustentabilidade económica e ambiental.
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018/ MAPAMA/ Espanha.
https://www.mapama.gob.es