O ICEX España Exportación e Inversiones publicou um relatório realizado pela Oficina Económica y Comercial da Embaixada de Espanha em Xangai sobre o mercado da carne na China
Segundo este relatório, o mercado da carne é um dos melhores expoentes da profusão de barreiras de acesso ao mercado que persistem na República Popular da China, decorridos já 14 anos desde a sua adesão à Organização Mundial de Comércio (OMC).
Actualmente apenas um número limitado de empresas espanholas podem exportar carne de porco para este país, com base no Protocolo Bilateral subscrito em 2007 com a Administração de Inspecção e Quarentena (AQSIQ) que com alcance ministerial homologa empresas e instalações enviando a Espanha, periodicamente, os seus inspectores. Actualmente, contudo, não é possível exportar outros tipos de carne desde Espanha para a China (nem as pernas com osso).
As empresas espanholas que conseguiram a sua homologação no sector suíno estão a obter excelentes resultados, num mercado com procura crescente e que além do mais, consome praticamente qualquer parte ou vísceras do porco. Segundo dados das Autoridades Aduaneiras chinesas, nos primeiros meses de 2015 as exportações espanholas de carne e vísceras de porco para a China cresceram 53% relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Dezembro de 2015/ ICEX España Exportación e Inversiones/ Espanha.
http://www.icex.es/