Numa resolução aprovada com 525 votos a favor, 2 contra e 33 abstenções, os Eurodeputados afirmam que o êxito na luta contra a resistência aos antimicrobianos (RAM) requer um uso prudente dos antibióticos para humanos e animais, boas medidas de prevenção e controlo de infecções e mais investigação e desenvolvimento de novos antimicrobianos e alternativas a estes.
O texto também assinala que será necessário aprovar nova legislação a nível comunitário se as medidas recomendadas aos Estados Membros forem insuficientes.
O PE pede aos países da UE que estabeleçam, apliquem e actualicem periodicamente (pelo menos de 2 em 2 anos) «planos de acção nacionais» contra a RAM como prioridade nos seus sistemas nacionais de saúde.
Com a finalidade de promover o uso prudente dos antimicrobianos, o plenário aposta por melhorar a recolha de dados, incluindo informação em tempo real, sobre a resistência e o consumo de antimicrobianos. A Comissão também pede que se crie uma base de dados a nível comunitário.
Espera-se que os Estados Membros adoptem a proposta da Comissão para uma recomendação do Conselho sobre a luta contra a RAM até meados de Junho.
1 de Junho de 2023/ PE/ União Europeia.
https://www.europarl.europa.eu