A 27 de Dezembro de 2018, o Plano de investimentos para a Europa, conhecido como Plano Juncker, respaldou parte de uma garantia do Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI) no valor de 610 milhões de euros ao banco espanhol Cajamar. A garantia proporciona um melhor acesso ao financiamento de pequenas empresas e empresários das zonas rurais de Espanha e permite mais investimentos em projectos agro-alimentares.
Cerca de 15 mil empresas rurais com um total de mais de 100 mil empregados beneficiarão deste acordo.
Com esta securitização, o líder do sector bancário cooperativo espanhol Grupo Cooperativo Cajamar fornecerá mais de mil milhões de euros para os novos projectos de investimento de empresas do sector agro-alimentar, PME's e autónomos que operam em zonas rurais.
Esta é uma operação bastante inovadora para Espanha, já que é a primeira titulação efectiva de uma entidade espanhola para libertar capital de acordo com o modelo standard, facilitando a gestão de recursos do Grupo Cajamar através da participação do BEI, do FEI, do ICO e um investidor privado. Esta operação abre caminho para que outras organizações espanholas mobilizem recursos de forma similar, com o objectivo de ajudar a gerar novos fundos para a economia real em beneficio dos trabalhadores autónomos e das PME's, que se encontram no âmago da economia espanhola.
Quinta-Feira, 27 de Dezembro de 2018/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu