O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publicou uma nova normativa que permitirá modernizar a inspecção no abate de suínos e colocá-la ao nível das necessidades e exigências do Século XXI.
"Esta alteração na regulação permite-nos garantir a inocuidade dos alimentos a mesmo tempo que elimina regras obsoletas e permite que as empresas inovem", disse o Secretário Sonny Perdue.
A nova normativa apresenta novos requisitos para as análises microbianas que se aplicam a todos os matadouros de porcos que permitam demonstrar o controlo dos agentes patogénicos em toda a cadeia de abate. Além disso, o FSIS está a rectificar a sua normativa de inspecção da carne para estabelecer um novo sistema de inspecção para os estabelecimentos chamado "New Swine Slaughter Inspection System" (NSIS).
Na normativa final, o FSIS modifica as regulamentações para exigir a todos os matadouros de suínos desenvolvam por escrito os seus planos de abate higiénico e que implementem a amostragem microbiana para monitorizar o processo de controlo dos agentes patogénicos entéricos que podem causar doenças transmitidas pelos alimentos. A regra final também permite que os estabelecimentos escolham se irão operar sob a alçada do NSIS ou se irão continuar a operar sob a alçada da inspecção tradicional.
O FSIS continuará a realizar inspecções a 100% dos animais antes do abate e a 100% das carcaças, segundo ordena o Congresso. Os inspectores do FSIS também irão manter a autoridade para parar ou reduzir a velocidade da linha consoante seja necessário para garantir que se tenha segurança e que haja inspecção aos alimentos.
Pode consultar a nova normativa em: go.usa.gov/xVPVK
Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019/ USDA/ Estados Unidos.
https://www.usda.gov