O Presidente norte-americano Barack Obama propôs, na passado 2ª feira, a criação de uma Agência de segurança alimentar. O Governo de Obama juntaria as responsabilidades de segurança alimentar do Departamento de Agricultura (USDA) e da Administração para os Alimentos e Medicamentos (FDA) num só organismo, com a possibilidade de absorver outra dezena de Agências do Governo Federal que têm algum grau de responsabilidade. A nova Agência será incluida dentro do Departamento de Sanidade e Serviços Humanos, que já integra a FDA.
Actualmente, a maioria das tarefas relacionadas com a segurança e inspecção alimentares são responsabilidade de dois organismos: o Serviço de Segurança e Inspecção de Alimentos (FSIS), pertencente ao USDA, que tem a seu cargo a carne, aves de capoeiral e ovos processados e a FDA que é responsável por grande parte do resto, abarcando cerca de 80% do fornecimento de alimentos.
As doenças transmitidas pelos alimentos afectam mais de 46 milhões de pessoas - aproximadamente uma em cada seis - nos Estados Unidos todos os anos, matando cerca de 3.000 pessoas, segundo os dados dos Centros para o Controlo e a Prevenção de Doenças.
Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2015/ USA Today / Estados Unidos.
http://www.usatoday.com