“A abertura de uma unidade de ligação é primordial para a organização”, explica o Dr. Dop, Director-Geral Adjunto da OIE, que assistiu à cerimónia de inauguração. “Esta novo escritório nos Estados Unidos abrirá canais adicionais de comunicação entre a OIE e os sectores de saúde pública e veterinária daquele país, o que permitirá uma melhor colaboração em temas como a preparação ante situações de desastre, a planificação de respostas de emergência e a vigilância das doenças animais.”
Tradicionalmente, as relações oficiais permanentes com os Países Membros da OIE, bem como com as organizações regionais e internacionais, são estabelecidas através do Delegado nacional oficial e das doze representações regionais e sub-regionais, situadas nos cinco continentes.
Se bem que a unidade de ligação da OIE não implique nenhuma alteração nos canais tradicionais de comunicação, trará novas possibilidades para um compromisso de alto nível com as agências governamentais norte-americanas, com as organizações não governamentais e com o sector privado. Espera-se que esta relação consolidada com a área da produção animal nos EUA reforce a compreensão das normas internacionais da OIE à escala nacional e realce também a importância e os desafios da transparência no campo da sanidade animal mundial.
A nova unidade de ligação estará situada nas instalações do Instituto para as Doenças Animais Infecciosas (IIAD), entidade membro do Texas A&M University System e centro colaborador da OIE especializado na redução das ameaças biológicas.
Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017/ OIE.
http://www.oie.int