Nos passados 30 de Junho e 1 de Julho, o Director Geral da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), Dr. Bernard Vallat e o Presidente do Conselho Internacional de Caça e Conservação da Vida Selvagem, Sr. Bernard Lozé, participaram em Paris na Reunião Internacional sobre a Detecção Precoce e a Prevenção da Peste Suína Africana (PSA) assim como outros temas de saúde animal no interface vida selvagem-pecuária-humanos.
O desenvolvimento de uma vigilância eficaz requere uma consciência colectiva sobre a importância do seu papel, uma organização bem estruturada, que inclui uma articulação formal com as autoridades sanitárias, os serviços veterinários e ambientais e programas de formação mais ambiciosos. Isto é particularmente relevante para as doenças animais, como a Peste Suína Africana.
A cooperação entre a OIE e o CIC
Em 2011, a OIE e o CIC assinaram um acordo de cooperação para fortalecer a colaboração entre ambas as organizações com o fim de melhorar a capacidade dos países na detecção precoce, notificação oficial e resposta às doenças animais, incluídas as transmissíveis ao homem (zoonoses), especialmente no caso de animais selvagens, contribuindo assim para a conservação da biodiversidade, assim como da saúde humana e animal.
Ambas as organizações cooperam através da melhoria de comunicação entre os países e entre os serviços veterinários nacionais e as associações nacionais de caça e pesca através da promoção das redes de profissionais peritos em epidemiologia e controlo de doenças da fauna, elaboração de um acordo de cooperação com os Serviços Veterinários, directrizes operacionais e fortalecimento de capacidades com o apoio das redes globais dos gabinetes regionais da OIE, os Laboratórios de Referência e os Centros Colaboradores para o controlo das doenças da fauna selvagem.
Terça-feira, 1 de Julho de 2014/ OIE.
http://www.oie.int/