O objectivo principal da cooperação é reforçar a conformidade dos países com as normas intergovernamentais da OIE sobre a qualidade dos serviços veterinários através do Processo PVS que complementa as obrigações do Regulamento Sanitário Internacional dos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a consolidação paralela dos serviços de sanidade animal e de saúde pública.
Esta cooperação é sumamente pertinente no contexto da Agenda Sanitária Mundial. Tanto a OIE como os CDC confirmaram o seu apoio à abordagem Uma só saúde no momento de tratar o cumprimento e as necessidades de reforço de competências dos países.
Foram explorados vários temas de interesse mútuo, entre eles, a prevenção da resistência aos agentes antimicrobianos e o controlo mundial da raiva nas populações caninas que conduz a uma drástica diminuição dos casos no homem, sem esquecer os sistemas de informação zoosanitária, zoonoses incluidas. Igualmente, foi dedicada uma atenção particular à necessidade de consolidar os sistemas nacionais de sanidade animal e o sua capacidade para detectar e responder aos riscos originados na fauna silvestre, entre eles o ébola, às actividades de pós-erradicação da peste bovina, e à bioprotecção e a segurança humana nos laboratórios veterinários.
Segunda-feira, 9 de Março de 2015/ OIE.
http://www.oie.int