X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

OIE: melhorar a recolha de dados sobre sanidade animal com o sistema WAHIS+

WAHIS+ constituirá uma ferramenta evolutiva, graças a um projecto ambicioso iniciado pela OIE e orientado para desenvolver um sistema melhorado com mais funções e com uma rede de notificação mais sólida.

1 Junho 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Uma das principais missões da OIE é garantir a transparência da situação da sanidade animal no mundo. O sistema WAHIS permite o acesso a informação zoossanitária confiável e validada para um controlo eficaz das doenças animais transfronteiriças.

WAHIS+ constituirá uma ferramenta evolutiva, graças a um projecto ambicioso iniciado pela OIE e orientado para desenvolver um sistema melhorado com mais funções e com uma rede de notificação mais sólida. Nos próximos anos, WAHIS+ melhorará a colheita e difusão dos dados sobre as doenças animais de importância epidemiológica, tanto nas espécies domésticas como silvestres.

“WAHIS+ representa uma grande evolução na colheita de dados zoossanitários à escala mundial, trata-se de uma ferramenta estratégica para afrontar os desafios do amanhã, de acordo com a abordagem "Uma só saúde’. É requerido uma abordagem transdisciplinar e holística da colheita, análise e difusão de dados – não só abordando as doenças animais, mas também as ameaças para a saúde pública tendo em consideração a mudança climática e os fatores meio-ambientais, entre outros”, explicou a Directora geral da OIE, na 85.a Sessão Geral.

De acordo com as sugestões recebidas, WAHIS+ adoptará as novas tecnologias e assim responderá às mudanças das sociedade e às necessidades futuras. O novo sistema de notificação será mais rápido e intuitivo e possuirá novas características e mais funções incluindo a busca de dados ampliada, as consultas de dados personalizadas e a melhoria nas funções cartográficas e de visualização das informação.

Deste modo, WAHIS+ ajudará os responsáveis de saúde pública a criar uma comunidade de notificação mundial mais sólida. Os dados genómicos associados à informação epidemiológica e as bases de dados sobre saúde humana reforçarão a rastreabilidade das doenças e garantirão uma resposta apropriada e a tempo. A interoperabilidade entre WAHIS+ e as bases de dados nacionais e regionais, assim como a capacidade de adaptar a análise e a apresentação de dados de WAHIS+ à escala nacional e regional, reforçarão os programas e iniciativas regionais e garantirão um melhor uso dos dados para orientar as políticas e a tomada de decisões eficazes do amanhã.

Quinta-feira, 25 de Maio de 2017/ OIE.
http://www.oie.int

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista