Quer seja na área da prevenção e controlo das doenças dos animais terrestres e aquáticos e bem-estar animal ou nos métodos de diagnóstico e qualidade das vacinas, os Delegados da OIE adoptaram e reviram várias normas.
Em relação à sanidade e bem-estar dos animais terrestres foram revistos numerosos capítulos sobre diferentes doenças animais, entre as quais o PRRS e a Salmonella.
Em concreto foram elaborados dois novos capítulos sobre a prevenção e controlo da Salmonella nos sistemas de produção de bovinos e porcos, com a finalidade fornecer orientações destinadas a reduzir a carga da doença nessas espécies e o risco de doença no homem através da contaminação dos alimentos ou do contacto directo ou indirecto com os animais infectados. Estes capítulos, junto aos adoptados recentemente pelo Codex Alimentarius, garantem uma abordagem integrada da cadeia alimentar para o controlo deste agente patogénico.
Lém disso, foi redigido um capítulo sobre a infecção pelo Síndrome Reprodutivo e Respiratório Suíno (SRRP), com a finalidade de fazer recomendações relativas ao risco de transmissão à escala internacional desta doença.
Quinta-feira, 25 de Maio de 2017/ OIE.
http://www.oie.int