Apresentado durante a Semana Mundial de Consciencialização dos Antibióticos, a nova campanha da OIE tem como objectivo sublinhar as iniciativas que cada interessado em saúde animal pode tomar para garantir que os antimicrobianos sejam usados de forma responsável e prudente a nível nacional, com base nos Padrões internacionais da OIE dedicados aos responsáveis e ao uso prudente de antimicrobianos em animais, www.oie.int/amrstandards.
A disponibilidade e a eficácia sustentáveis dos antimicrobianos são essenciais para manter a saúde e o bem-estar dos animais e dos seres humanos. O risco de que os agentes causadores de doenças desenvolvam resistência aos antimicrobianos aumenta sempre que esses medicamentos são usados de forma inadequada e consequentemente prejudica sua capacidade de tratar doenças.
Neste contexto, os sectores humano, animal e vegetal têm uma responsabilidade partilhada para prevenir ou minimizar esse risco e precisam colaborar para garantir que eles sejam manipulados adequadamente quando usados em seres humanos, animais ou plantas. Essa é uma das prioridades do compromisso tripartido entre a OMS, a FAO e a OIE implementadas desde 2010.
Com a finalidade de ajudar todos os agentes da saúde animal a estar conscientes dos seus deveres e a tomar as medidas adequadas, foi desenvolvida uma ampla gama de materiais. Os serviços veterinários dos países membros da OIE podem usá-los para lembrar os decisores políticos, os veterinários, a indústria farmacêutica, os fabricantes de alimentos para animais, bem como os grossitas e retalhistas do seu papel fundamental neste âmbito. Ao esclarecer a forma como todos podem interagir em conjunto, a campanha irá ajudá-los a defender o uso responsável e prudente de antimicrobianos em animais através de ações de consciencialização nos seus países.
As principais mensagens da campanha destacam as recomendações abrangidas pelas normas internacionais da OIE que procuram serviços veterinários bem estruturados e legislações nacionais adequadas, garantindo assim que todos os países - incluindo os países de baixa e médio rendimento - tenham capacidade para combater a ameaça AMR.
Fontes úteis:
Descubra as ferramentas da campanha da OIE sobre AMR (disponível em inglês, francês e espanhol).
Portal da OIE sobre AMR: www.oie.int/antimicrobial-resistance
OIE Standards on AMR
Inforgrafia Tripartida: Handle antimicrobials with care. We can all help!
Website tripartido sobre AMR
Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2017/ OIE.
http://www.oie.int