Este novo portal web reúne as ferramentas criadas pela OIE para melhor enfrentar os riscos sanitários a nível mundial e apresenta as actividades que são levadas a cabo em coordenação com os organismos associados da OIE, sobretudo no âmbito da Aliança Tripartida com a OMS e a FAO, bem como os instrumentos que se colocam à disposição dos profissionais que trabalham no terreno para assegurar a colaboração entre os serviços de saúde humana e de sanidade animal. Uma página que se dedica aos instrumentos de comunicação da OIE, adaptados a públicos de distintos tipos, com fichas informativas, vídeos, notas de imprensa e distintos acontecimentos relacionados com este tema.
O conceito "Só uma saúde", que se introduziu em inícios da década de 2000, resume em poucas palavras a certeza que a saúde humana e a sanidade animal são interdependentes e estão vinculadas aos ecossistemas nos que coexistem.
As doenças de origem animal que também podem afectar o Homem, como a gripe das aves, a raiva, a Febre do Vale do Rift ou inclusivamente a brucelose, pressupõem riscos para a saúde pública a nível mundial. Outras doenças, que se transmitem bssicamente entre pessoas, circulam nos animais ou têm um reservatório animal conhecido e podem provocar graves crises sanitárias, como se verificou recentemente com a epidemia pelo vírus Ébola. Estes riscos acentuam-se com a globalização, com as alterações climáticas e com as modificações dos comportamentos humanos, que brindam os agentes patogénicoscom enormes oportunidades para colonizar territórios não habituais e de evoluir para novas formas.
A OIE contempla e aplica este conceito sob a forma de estratégia de colaboração mundial para afrontar o conjunto dos riscos para a saúde humana, a sanidade animal e a saúde meio-ambiental. Assim, recorre não apenas para as normas internacionais que publica e para a recompilação das informação mundial sobre a sanidade animal e ainda para a sua rede internacional de peritos e para os seus programas de reforço das capacidades dos serviços veterinários nacionais. Também colabora de forma concertada com mais de 70 organizações internacionais, em especial com as que desempenham um papel chave no interface homem-animal-meio ambiente.
Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2016/ OIE. http://www.oie.int/