Na véspera do Ano Novo Lunar, o risco de propagação da doença aumenta devido às deslocações em massa de pessoas que viajam para comemorar esta data importante. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) inicia a segunda fase de sua campanha de sensibilização, focando o papel dos viajantes como portadores da Peste Suína Africana, uma doença mortal dos porcos e medidas de precaução para impedir sua propagação .
No âmbito da campanha de sensibilização, a OIE lançou novas ferramentas de comunicação para sensibilizar os viajantes e reforçar as mensagens divulgadas: um vídeo para os viajantes, um anúncio e mensagens chave específicas. Além disso, outras ferramentas de comunicação para viajantes, relacionadas com o risco de propagação da PSA e tudo o que pode ser feito para o evitar, também estão disponíveis. As ferramentas incluem um poster, um folheto, uma curta animação e um vídeo informativo geral.
Tomando em consideração a complexidade da doença e a necessidade de colaboração transdisciplinar, a OIE, trabalhou em conjunto com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) de forma a comunicar riscos aos passageiros. Foi desenvolvido um guia de campanha para ajudar o pessoal do aeroporto a implementar a campanha de sensilibização da OIE.
27 de Janeiro de 2020/ OIE.
http://www.oie.int