A Organização Mundial do Comércio (OMC) tornou público o Relatório Definitivo do Grupo Especial relativamente ao Country of Origin Labeling (COOL), confirmando que o requisito imposto pelos Estados Unidos da América à carne de gado bovino e suíno viola as obrigações internacionais como membro da OMC.
O Canadá e o México conjuntamente insistem com os E.U.A. para modificar a sua legislação nacional em matéria de COOL e para que se restabeleça um mercado norte-americano integrado para o gado bovino e suíno, de tal forma que também sejam protegidos os empregos e a prosperidade económica nos E.U.A., México e Canadá.
Canadá e México trabalharão conjuntamente para assegurar que a medida proteccionista conhecida como COOL chegue ao fim e que as obrigações comerciais internacionais sejam respeitadas, incluindo, se necessário, solicitar autorização à OMC sobre a possibilidade de impôr represálias comerciais em produtos industriais e agrícolas exportados dos E.U.A. tanto para o México como para o Canadá.
Segunda.feira, 20 de Outubro de 2014/ Secretaria de Economia/ México.
http://www.economia.gob.mx