No passado 25 e 26 de Junho de 2014, teve lugar uma reunião entre os ministros da saúde e agricultura e representantes dos diferentes Estados Membros da Organização Mundial da Saúde e a OIE junto com os Directores Gerais da OMS, a OIE e a FAO para discutir como enfrentar os desafios que coloca a ameaça da resistência antimicrobiana (ARM).
Todos reconheceram a necessidade de uma acção comum contra a ARM, através da aplicação de políticas tanto a nível de sanidade humana como agrícola. As discussões destacaram a vontade partilhada de o projectar como uma abordagem passo a passo, que permita a redução da prevalência da resistência aos antimicrobianos sem colocar em perigo o fornecimento de alimentos e o sistema económico.
Para fazer face à ameaça da AMR, a OIE promove, através das suas normas inter-governamentais, o uso responsável e prudente dos antimicrobianos para preservar a sua eficácia terapêutica em animais e humanos e a aplicação de medidas de avaliação de risco.
A falta de sistemas de vigilância harmonizados que permitam a transparência no uso e circulação dos antimicrobianos e a prevalência da resistência é um obstáculo importante para a elaboração de medidas globais contra a AMR. O registo harmonizado de dados, logo que seja possível pelo sistema de informação sobre as doenças da OIE, deve ser considerado como uma prioridade.
Quinta-feira, 26 de Junho de 2014/ OIE.
http://www.oie.int