No passado mês de Maio foi assinada uma nova renovação do acordo do corredor do Mar Negro, com 2 meses de duração, de forma que hoje termina o período estabelecido.
Este corredor é de grande importância para manter a segurança alimentar mundial já que garante o acesso contínuo aos mercados mundiais de alimentos e fertilizantes da Federação Russa e da Ucrânia . A implementação total dos acordos assinados em Istambul em Julho de 2022 é fundamental para garantir que estes produtos possam chegar aos mercados globais sem problemas, de forma eficiente e em grande escala. Juntos, os acordos contribuíram para reduções sustentadas nos preços mundiais dos alimentos, que agora estão más de 23% abaixo dos máximos históricos atingidos em Março do ano passado.
Fazendo parte dos seus esforços neste sentido, o Secretário-Geral enviou uma carta ao Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, na que esboçava uma proposta destinada a harmonizar a vital implementação adicional do Memorando de Entendimento com a necessidade vital de manter operativa a Iniciativa do Mar Negro.
O objectivo é eliminar os obstáculos que afectam as transações financeiras através do Banco Agrícola Russo, uma das principais preocupações expressas pela Federação Russa e ao mesmo tempo permitir o fluxo continuo de grãos ucranianos através do Mar Negro.
12 de Julho de 2023/ONU.
https://www.un.org/