O Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Víctor Villalobos Arámbula, considerou histórica a união entre a Confederación de Porcicultores Mexicanos (CPM) e a Organización de Porcicultores del País (Oporpa) para formar a Organización de Porcicultores Mexicanos (Opormex).
De acordo com as declarações de Villalobos, entre as vantagens destaca a integração da cadeia de valor num único organismo, a possibilidade de promover a nível nacional e internacional a suinicultura mexicana; desenvolver a actividade produtiva para ser mais eficiente e sustentável; aplicar um modelo de melhoria integral que considere a capacitação e o bem-estar dos produtores e a saúde dos animais e a certificação e inovação tecnológica em todos os passos da produção, desde a genética até ao consumo.
O Presidente do Conselho Directivo da Opormex, Heriberto Hernández Cárdenas, pontualizou que a criação do novo organismo representa a consolidação de uma grande actividade pecuária e as fundações para o seu crescimento decisivo.
É uma associação, explicou, dirigida por produtores, com transparência e visão empresarial, orientada para atingir a rentabilidade da suinicultura de pequena, media e grande escala para propiciar o desenvolvimento das comunidades mais pobres do país nas que se pratica esta actividade.
Pela sua parte, Marilú Ábrego, secretária do Conselho Directivo da Opormex, indicou que proporão políticas públicas em temas como sanidade e inocuidade, bem como de normatividade e de âmbito legal, com a finalidade de transmitir certezas à actividade produtiva, todo isto, acrescentou, sem descuidar a protecção do meio ambiente e os recursos naturais.
Assegurou que a Opormex se propõe trabalhar com organismos internacionais congéneres, como sejam a Organização Ibero-Americana de Porcicultura (OIPORC) e o Conselho Latino-Americano de Proteína Animal, gerando um diálogo construtivo, com a finalidade de privilegiar as alianças de que necessitam os produtores de forma a fortalecer o sector.
12 de Agosto de 2020/ SADER/ México.
https://www.gob.mx/agricultura