Os produtores e o sindicato da carne da UE (UECBV) e a Comissão Europeia, o Copa e a Cogeca celebraram, em conjunto, na passada Sexta-feira, um acto de alto nível durante a Semana Verde de Berlim para dar a conhecer o êxito que estão a ter as estratégias levadas a cabo para impedir a difusão da Peste Suína Africana na União Europeia, o que permitiu à UE consolidar e mesmo aumentar a sua cota de mercado em muitos mercados de exportação.
Durante a sua intervenção no acto, ao qual assistiram o Comissário Andriukatis, assim como os ministros e a presidência maltesa da UE, o presidente do Copa, Martin Merrild, declarou "Este acto demonstra o dinamismo dos produtores de porcos da UE que souberam aplicar com êxito as medidas de biossegurança a nível da exploração para que tenhamos podido incrementar os resultados das nossas exportações e consolidar a boa reputação da cadeia suína da UE. Desde o ano passado, os preços não têm deixado de subir. Efectivamente, durante os últimos 12 meses tem-se registado o incremento mais importante do valor das exportações de um sector agrícola da UE, o porco: +1.330 milhares de milhões, o que representa +34% em comparação com os valores de exportação do periodo anterior de 12 meses, principalmente devido à subida da procura na China e em outros mercados chave".
O êxito das estratégias desenhadas para limitar a difusão de Peste Suína Africana de umas regiões da Europa, também foi reconhecido pela Directora Geral da OIE, a Organização Mundial de Saúde para a sanidade animal, Monique Eloit, que observou que "A conquista mais importante da cooperação internacional é, sem dúvida alguma, a crescente confiança que reina entre os países da região assim como uma maior transparência acerca da situação dos países, que são factores chave para a melhoria da capacidade de controlo e prevenção".
O presidente do Copa continuou a sublinhar que a apresentação de diversas boas práticas por parte de diferentes Estados Membros durante o Seminário demonstra a grande coordenação que existe entre a Comissão, as autoridades nacionais e os operadores, que nos permitiu garantir um alto nível de segurança alimentar a nível da produção suína na Europa. Também realçou a contribuição de associados comerciais chave da UE que partilharam as suas experiências de luta contra a doença.
Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017/ Copa-Cogeca/ União Europeia.
http://www.copa-cogeca.be