A BEUC e os seus membros pedem à Comissão da UE que tenha em atenção as preocupações dos consumidores e que cumpra o seu compromisso com o bem-estar animal, propondo novas leis e actualizando as existentes.
As principais conclusões do inquérito são:
- Quase 9 em cada 10 consumidores apoiam novas leis para melhorar o bem-estar dos animais de exploração na UE, como fornecer mais espaço vital, proibir os sistemas de jaulas e as mutilações.
- Os consumidores querem mais informação sobre como se criam os animais nas explorações e pretendem uma rotulagem fiável.
- A transição para sistemas superiores de bem-estar dos animais de exploração deve ser justa para os agricultores e para os consumidores.
Outros resultados:
- Melhor rotulagem: 3 em cada 4 (72%) consumidores querem que o método de rotulagem sobre o método de produção se alargue a outros produtos para além dos ovos.
- Falta de conhecimento: mais de 6 em cada 10 consumidores sentem que têm um baixo nível de conhecimento sobre as práticas de bem-estar animal. As provas realizadas confirmam isto e mostraram que tendem a sobrestimar e subestimar as condições de bem-estar.
- Apoio aos agricultores: os consumidores estão de acordo (78%) em que as importações de produtos animais deveriam estar sujeitas às mesmas normas de bem-estar que os produzidos na UE.
- Uma grande maioria (74%) quer que a UE dê apoios aos agricultores para implementar normas mais restritas de bem-estar animal.
- Não à "lavagem do bem-estar": os consumidores têm pouca confiança nas afirmações das empresas sobre bem-estar animal e 84% reagiria negativamente a este aspecto.
- É necessário apoio financeiro: 7 em cada 10 consumidores estão dispostos a pagar mais por padrões mais elevados de bem-estar animal, ainda que em diferentes graus (até 5% só para metade dos que estão dispostos a pagar mais).
- Se bem que uma grande maioria dos consumidores considera importante melhorar os padrões de bem-estar animal, a UE e os governos nacionais devem garantir que os custos desta transição sejam suportados equitativamente e não sejam assumidos unicamente pelos consumidores.
27 de Fevereiro de 2024/ BEUC/ União Europeia.
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