A República Checa e a Comissão informaram o Conselho sobre o resultado da 5ª reunião ministerial sobre a Peste Suína Africana (PSA), que decorreu em Praga em Novembro e contou com a participação da Áustria, Bulgária, Estónia, Finlândia, Alemanha, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia e Eslováquia. Em particular, informaram o Conselho sobre as conclusões da reunião, que se centraram na necessidade de reforçar, ainda mais, a cooperação internacional, estimular a investigação adicional sobre a PSA, aprender as melhores práticas e abordar o problema do factor humano.
O Conselho também escutou a delegação dinamarquesa sobre as possíveis medidas para erradicar a PSA em relação a aprofundar a estratégia de controlo da UE. A Dinamarca reconheceu os esforços realizados pela Comissão na luta contra a PSA mas também pediu para intensificar os esforços em termos de controlar, conter e erradicar a PSA nas populações de javalis, prevenir a propagação através dos meios de transporte, melhorar as actividades de informação sobre biossegurança nas áreas afectadas e investir em novas investigações.
Durante o debate subsequente, os Estados Membros concordaram que se tem feito um grande trabalho, mas que a cooperação poderá melhorar ainda mais dentro da UE e com os países vizinhos, fazendo pressão na importância de abordar o factor humano e continuar a investir em investigação.
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017/ Consilium/ União Europeia.
http://www.consilium.europa.eu