O Plano de Ação Nacional sobre a Resistência aos Antimicrobianos 2024-2030 é um esforço conjunto dos Ministérios da Saúde, do Bem-Estar e do Desporto (VWS), da Agricultura, da Natureza e da Qualidade Alimentar (LNV) e das Infra-estruturas e Gestão da Água (IenW), porque a resistência antimicrobiana afecta não só a saúde pública, mas também as condições da água e a saúde dos animais e das culturas.
O plano baseia-se na política actual e coloca uma ênfase especial em três novos temas:
- reforço da cooperação entre países;
- alargamento do objectivo dos antibióticos aos antimicrobianos (o que significa que, para além das bactérias e dos vírus, os fungos e as leveduras também são incluídos na abordagem);
- maior atenção à fitossanidade e ao ambiente.
O plano de acção visa contrariar os efeitos negativos a longo prazo dos microrganismos resistentes nos seres humanos, nos animais e nas plantas, nos Países Baixos e a nível internacional.
Estão previstas 104 acções para os próximos seis anos. Nos próximos quatro anos, os Países Baixos trabalharão em estreita colaboração com outros países europeus num grande projecto “Uma Só Saúde” que apoia os Estados-Membros na aplicação das suas políticas de resistência antimicrobiana.
16 de Maio de 2024/ Ministério de Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar/ Países Baixos.
https://www.rijksoverheid.nl