Animais ligeiramente feridos ou doentes, e para os quais o transporte pode causar sofrimento adicional, não poderão ser certificados pelo veterinário da Autoridade de Segurança Alimentar e do Consumidor da Holanda (NVWA) a partir de 3 de abril de 2023. Isso ocorre à luz de uma nova visão e investigação científica sobre transporte e bem-estar animal de suínos e bovinos.
O maior impacto deste apertar das restrições espera-se que ocorra na retirada de vacas leiteiras destinadas a abate em matadouros estrangeiros. Serão certificadas, como aptas para transporte, menos vacas leiteiras que estejam ligeiramente feridas ou doentes. A expectativa é que haja poucas mudanças no transporte de suínos. Isto será possível sob certas condições porque estas alterações não levam a resultados diferentes na avaliação destes animais desde que estas directrizes europeias entraram em vigor em 2021.
As actuais restrições ajudam os veterinários do NVWA a avaliar melhor se um animal pode ou não ser transportado para o exterior. Em caso de dúvida, o animal não será transportado.
24 de Março de 2023/ Autoridade de Segurança Alimentar e dos Consumidores dos Países Baixos (NVWA)/ Países Baixos.
https://www.nvwa.nl