Dos 430 suinicultores que se registaram e são candidatos ao programa de subvenções para a reabilitação de explorações suinícolas (Srv), um total de 278 optaram por continuar com os planos de encerrar a sua exploração, o que suporá a cessação de actividade de 107 explorações de engorda, 97 explorações de produção de leitões, 61 explorações de ciclo fechado e outras 13 suiniculturas, reduzindo os incómodos por odores no Sul e Leste dos Países Baixos, como se pretendia com anúncio deste acordo voluntário no Pacto de Coligação.
Os recursos financeiros restantes (170 milhões de euros) serão utilizados pelo governo central e pelas Províncias para outras medidas ligada à redução de azoto.
O efeito do azoto no programa de subvenções para a reabilitação de explorações suinícolas é de 2,8 moles, um número muito inferior às 8,5 moles previstos. As principais explicações deste resultado são: menos suinicultores do que o previsto cessaram a sua actividade, uma emissão média de azoto por exploração mais baixa e explorações localizadas em áreas diferentes das esperadas.
30 de Junho de 2021/ Governo Nacional dos Países Baixos/ Países Baixos.
https://www.rijksoverheid.nl/