X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Grandes países exportadores de carne de porco procuram mercados fora da China

Se a China importar menos carne de porco este ano, para onde a UE, EUA, Canadá e Brasil exportarão o seu produto?

21 Abril 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A procura por importação de carne de porco da China disparou devido à escassez de oferta causada pela PSA, com as importações quase a quadruplicar em 2020. A produção de porcos em todo o mundo expandiu a produção, deslocou os produtos dos seus mercados domésticos e redireccionou a carne de porco para outros destinos. Em 2021, com a recuperação da China, as importações caíram 20% em relação aos níveis recordes do ano anterior. Os principais exportadores procuraram mercados alternativos, embora a maioria, com a notável excepção do Brasil, não tenha conseguido realocar fornecimentos tão grandes e o comércio tenha diminuído.

Em 2022, prevê-se que as importações de carne de porco da China se reduzam em quase 20% e diminua o comércio global, contrabalançando a recuperação da procura entre outros grandes países importadores à medida que se recuperam das interrupções relacionadas com a COVID. Como o crescimento em outros mercados não compensará a descida na China, a maioria dos principais exportadores de carne de porco irão experienciar um segundo ano consecutivo de diminuição dos envios.

Principais destinos dos exportadores de carne de porco. Fonte: USDA.

Principais destinos dos exportadores de carne de porco. Fonte: USDA.

A previsão é que a UE, principal fornecedor de carne de porco à China e maior exportador mundial, veja suas exportações diminuirem 5%, para pouco menos de 4,8 milhões de toneladas este ano. Espera-se que os exportadores da UE encontrem algum alívio com a menor procura da China compensada pela maior procura no Reino Unido, onde as importações devem aumentar 7% em 2022. A UE também aumentará os embarques para o Japão, Coreia do Sul e Austrália, países para quais as exportações da UE diminuíram nos últimos anos à medida que as vendas se deslocaram para a China. Os preços competitivos das carcaças da UE em comparação com os EUA e a forte procura impulsionarão as remessas mais altas para esses mercados em 2022.

As exportações de carne de porco dos EUA devem cair 6% em relação ao ano anterior. A procura chinesa por produtos dos EUA foi uma das primeiras a sofrer pressão, pois os embarques dos EUA para este importante mercado caíram em todos os meses de 2021 em comparação com o ano anterior devido aos altos preços e tarifas dos EUA. Espera-se que esses fatores persistam em 2022, causando novas descidas na participação de mercado nos EUA. Compensando parcialmente as perdas na China, a procura por carne de porco dos EUA deve crescer no México. No futuro, espera-se que a Colômbia e a República Dominicana aumentem, embora mais lentamente do que no ano passado, à medida que os altos preços compensam.

Espera-se que as exportações do Canadá diminuam ligeiramente em 2022, descendo 1% ao ano. Assim como os Estados Unidos, o Canadá enfrenta uma situação semelhante na China. Actualmente, a maior parte da produção de carne de porco canadiana permanece suspensa na China devido a casos relatados de COVID em várias fábricas, no entanto, a maioria dos casos ocorreu há meses e não representa necessariamente surtos activos. A escassez de oferta nos EUA (principal mercado de exportação do Canadá) ajudará a compensar o declínio da China.

Dos quatro grandes exportadores, apenas o Brasil aumentou os embarques totais em 2021 graças a fortes aumentos de produção, preços competitivos e um real brasileiro fraco. Mesmo as exportações para a China aumentaram anualmente, já que o Brasil aumentou a sua participação nesse mercado para 16%. Em 2022, o Brasil deverá manter as exportações agregadas, experimentando um crescimento modesto de menos de 1%. Na China, o Brasil deve ficar com uma fatia maior do bolo que está a encolher devido a preços mais competitivos do que outros grandes exportadores. Enquanto isso, o Brasil continua a ir bem no Vietname e nas Filipinas e a procura está a crescer nos vizinhos Argentina e Uruguai.

8 de Abril de 2022/ USDA/ E.U.A.
https://apps.fas.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes