O Ministro do Desenvolvimento Agro-Pecuário (MIDA), Augusto Valderrama, detalhou que os documentos assinados correspondem ao Protocolo de Inspecção, Quarentena e os Requisitos de Sanidade Veterinária para exportar carne de porco do Panamá para a China e o Protocolo sobre Inspecção, Quarentena e os Requisitos Sanitários Veterinários para produtos aquícolas do Panamá, “que nos abriirão grandes oportunidades no gigantesco mercado da China para a carne de porco, peixe e camarões”.
Valderrama sublinhou que os protocolos sanitários fixam, claramente, as responsabilidades que como autoridades competentes devem cumprir em matéria de requisitos de inspecção, vigilância e quarentena agro-pecuária, tanto do sistema sanitário como da inocuidade dos estabelecimentos e dos produtos que se irão exportar do Panamá para a China, que exige a normativa sanitária de ambos os países.
Deve-se destacar que o Panamá exportou, no ano 2018, 31,1 toneladas de carne de porco congelada. Esta abertura do mercado da China, através da assinatura destes protocolos sanitários e do Acordo de Cooperação de Inspecção Vegetal e Quarentena, trará grandes oportunidades para a produção, criação de empregos e exportação.
Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019/ MIDA/ Panamá.
https://mida.gob.pa