O Regulamento (UE) 2019/6 sobre medicamentos veterinários está programado para entrar em vigor em Janeiro de 2022. Este regulamento, no que diz respeito ao uso prudente de antimicrobianos, estabelece os principais critérios para decidir quais antibióticos que devem ser incluídos numa lista de antibióticos reservada para uso humano apenas e, portanto, proibido para uso em medicina veterinária.
A moção da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar (ENVI) opõe-se aos critérios do regulamento que estabelecem que os antimicrobianos de importância crítica com a mais alta prioridade devem ser reservados apenas para uso humano.
Por maioria de votos, o Parlamento Europeu votou contra esta moção que apelava a mais restrições ao uso de antibióticos em animais. Desta forma, é garantido que os veterinários continuem a ter acesso a tratamentos específicos para animais de produção e de companhia, reconhecendo a adequação dos critérios estabelecidos pela Agência Europeia de Medicamentos e com o apoio dos Estados-Membros da UE.
16 de Setembro de 2021/ Redação 333 a partir de dados de EPRUMA.