Crescimento da produção de carne de porco na UE abrandará em 2021
A produção de carne de porco da UE aumentou 1,2% em 2020, impulsionada pela procura das exportações. O inquérito pecuário de Dezembro de 2020 indica um aumento no número de porcos de engorda em 750.000 cabeças (+ 0,8%). O número de leitões também cresceu 2,2 milhões de cabeças, principalmente na França. Isto possivelmente levará a um aumento na produção de suínos no primeiro semestre de 2021. O número de porcas, por outro lado, diminuiu 0,5%.
Após estabilizarem, durante o Verão de 2020, os preços da carne de porco começaram a cair novamente, principalmente devido às restrições da COVID-19 aos matadouros. Tendo acelerado no final de 2020, após a detecção de Peste Suína Africana (PSA) em javalis na Alemanha em meados de Setembro e subsequentes proibições de exportação, pressionando os preços para baixo até o início de 2021, quando eles começaram a recuperar, principalmente graças à contínua procura da China e menor oferta interna.
Em geral, prevê-se que a produção de carne de porco aumente apenas cerca 0,7% em 2021. Espera-se que o consumo aparente de carne suína aumente para 32,7 kg per capita (+ 1,4%), pois haverá mais carne suína disponível no mercado interno.
Exportações para a China em níveis históricos apesar da PSA
As exportações de carne de porco aumentaram 18% em 2020. De longe, a maior parte foi para a China, aumentando seu comércio com a UE em cerca de 1 milhão de toneladas. Embora os casos de PSA na Alemanha tenham levado a restrições comerciais imediatas às exportações para os principais parceiros (China, Coreia do Sul e Japão), outros Estados Membros da UE conseguiram assumir o vazio deixado pelos operadores alemães. Outros países da UE, como Bélgica, Hungria e Polónia, (ainda) enfrentam restrições de exportação semelhantes.
Após dois anos de crescimento espectacular, as exportações diminuirão, mas ainda permanecerão a níveis muito elevados. O sector suíno da China está a começar a recuperar, mas novos casos de PSA continuam a surgir, o que pode desacelerar o progresso. A recuperação da PSA em outras regiões asiáticas levará ainda mais tempo. Apesar da busca por uma vacina contra a PSA, nenhum ensaio ou avanço bem-sucedido foi divulgado.
30 de Março de 2021/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/