A Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE), durante a sua 81ª Assembleia Mundial de Delegados que se está celebrando nestes dias reconheceu o Perú como país livre de Febre Aftosa..
As resoluções com os referidos reconhecimentos foram avaliadas e aprovadas pela Comissão Científica da OIE para as doenças animais.
O Ministro de Agricultura, Milton von Hesse, asseverou que a medida de reconhecimento como país livre de Febre Aftosa contribuirá de modo decisivo para dar um impulso às exportações no sector pecuário nacional, o que abrirá um mercado potencial para os pequenos produtores do país. Precisou que o Perú, juntamente com o Chile, são os únicos países da região a contar com a certificação da OIE, após 40 anos de esforços realizados pelo Ministério da Agricultura (Minag), através do Serviço Nacional de Sanidade Agrária (Senasa), e as próprias organizações de produtores pecuários do país. “Sem dúvida que se trata de uma boa notícia e esta medida beneficiará todo o sector pecuário nacional e também o comercio externo”, sustentou.
Terça-Feira, 28 de Maio de 2013/ SENASA/ Perú.
http://www.senasa.gob.pe