O Centro de Informação em Saúde Suína (SHIC) relata resultados positivos de pesquisas sobre detecção de gripe e desenvolvimento de diagnóstico de diferenciação. Uma melhor compreensão do controlo da gripe exige suficientes capacidades de diagnóstico. Isto levou à criação do primeiro PCR de 5-Plex RT Influenza para animais que detecta e diferencia entre Influenza A, B, C e D com um teste.
Com as lições aprendidas com o DES em mente, certificar-se de que a indústria suína está pronta para diagnosticar doenças emergentes é uma parte fundamental das prioridades da SHIC. Quando a Matriz de Doenças dos Suínos foi criada para ajudar a priorizar doenças emergentes de risco, os vírus da Gripe C e D foram adicionados e uma revisão da prontidão completada. As lacunas na preparação evidenciaram a necessidade de melhores diagnósticos de gripe para ajudar na monitorização e vigilância.
A equipa de Pesquisa e Desenvolvimento Molecular do Laboratório de Diagnóstico Veterinário do Estado do Kansas, desenvolveu e validou um teste de PCR em tempo real multiplex de alta cobertura para detectar e diferenciar simultaneamente os vírus da gripe A, B, C e D mais um controle. Este ensaio único tem cobertura de 98% a 100% de todas as sequências do vírus da gripe enquanto é sensível e específico. Esta é uma grande melhoria em relação à cobertura de sequências do vírus da influenza de 40% a 60% dos testes anteriores.
O ensaio desenvolvido tem ampla aplicação para diagnóstico, monitorização e vigilância da gripe em suínos, bovinos, avícolas e outros, incluindo humanos após a validação clínica.
Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018/ AASV/ Estados Unidos da América.
https://www.aasv.org