X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Peste Suína Africana: EFSA avalia medidas para evitar propagação

O parecer destaca a importância de um diálogo regular entre todas as partes interessadas para aumentar a preparação.

13 Julho 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Num parecer científico, especialistas da EFSA investigaram a densidade populacional de porcos selvagens na Europa e avaliaram as medidas para reduzi-la e manter os javalis infectados longe dos não infectados, identificando, também, formas de detectar a infecção precocemente.

Para reduzir os riscos de novos surtos, devem ser implementadas medidas como a caça intensiva e a não alimentação de javali. Quando uma epidemia está a decorrer, actividades que possam aumentar o movimento de porcos selvagens (por exemplo, caça intensiva) devem ser evitadas.

Os peritos não conseguiram estabelecer um limiar para a densidade de javalis abaixo do qual o vírus não seria activado: o PSA espalhou-se para áreas onde a presença de javalis é baixa.

O parecer destaca a importância de um diálogo regular entre todas as partes interessadas para aumentar a preparação.

Christian Gortazar, presidente do grupo de trabalho PSA da EFSA, referiu que: "Os peritos concordaram que aumentar a conscientização na sociedade e oferecer incentivos às pessoas que relatam a presença de carcaças de javali é essencial para combater a doença" .

A vigilância passiva - informação sobre os javalis mortos - continua a ser a forma mais eficaz de detectar novos casos de Peste Suína Africana numa fase precoce em áreas anteriormente livres de doenças.

O parecer sublinha a necessidade de harmonizar a forma como as informações sobre suínos selvagens são recolhidas em toda a UE, a fim de tornar os dados mais comparáveis.

Para completar estas lacunas, a EFSA está a financiar um projecto, ENETWILD, destinado a recolher e harmonizar dados sobre a distribuição geográfica e a abundância de javalis em toda a Europa.

Parecer Científico: A PSA em javalis (Inglês)

Video: PSA - como manter-se um passo à frente (inglês)

Quarta-feira, 11 de Julho de 2018/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes