Após várias semanas de consultas a todas as partes interessadas, Stéphane Le Foll, Ministro da Agricultura de França, reuniu-se no passado dia 19 de Fevereiro com o Presidente da Região da Bretanha, Jean Yves Le Drian para assinar o Plano de Futuro da Suinicultura da Bretanha.
El estado y la región hacen un llamamiento a la movilización de toda la industria para llevar a cabo proyectos indispensables para el éxito colectivo.
Os projectos, apoiados pelas Autoridades Públicas mas dependentes do sector, deverão ser dirigidos para melhorar directamente a remuneração aos suincultores:
- garantir uma melhor remuneração no mercado nacional e internacional
- continuar a melhorar a competitividade de todos os degraus da cadeia
- fomentar o agrupar da oferta de porcos vivos através de uma plataforma comercial federativa da produção bretã
O compromisso das autoridades traça um caminho partilhado pelos suinicultores que consiste na aplicação de medidas estruturais (ajudas para a modernização das explorações agrícolas, investimentos em matadouros, organização do sector. ..).
O Estado e a Região irão reunir regularmente com todas as partes do sector interessadas para dar conta das suas acções, permitir que os agentes económicos informem que passos têm dado, partilhar com os mesmos a evolução da situação e tomar todas as decisões pertinentes.
Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2016/ MAAF/ França.
http://agriculture.gouv.fr