O Departamento de Acção Climática, Alimentação e Agenda Rural apresentou o Plano Estratégico para o controlo dos danos causados pelo javali 2022-2024. Com um orçamento de mais de 10 milhões de euros, pretende reduzir as populações de javalis em 3 anos.
Estima-se que existam actualmente cerca de 200.000 javalis na Catalunha e as capturas na última temporada de caça (2020-21) foram de cerca de 70.000. A este número, devemos adicionar os javalis que morrem por diferentes causas (acidentes de trânsito, doenças...) que actualmente seriam cerca de 3.000 por ano.

Todos os tipos de culturas são afectados pelos javalis, sendo os cereais responsáveis pela maioria dos conflitos (28,6% dos processos), seguidos das culturas hortícolas (16,1%), fruta doce (15,6%) ou forragem (9,7%). entre outros.
Além disso, altas densidades de javalis favorecem a propagação de agentes patogénicos, bactérias que podem causar doenças infecciosas, algumas das quais podem afectar humanos ou animais e ter impactos económicos significativos. É o caso da tuberculose, tricurídeo e peste suína africana (PSA). O javali está envolvido em 100% dos problemas de segurança alimentar causados pelos mamíferos cinegéticos e em mais de 95% dos problemas de saúde animal (principalmente tuberculose bovina, mas também outras doenças que afectam os rebanhos).
As densidades de javalis triplicaram nos últimos 10 anos. A ferramenta mais eficaz para controlar essa superpopulação é a caça. No entanto, se em 2012 foram concedidas cerca de 69.000 licenças de caça, nesta última época foram concedidas cerca de 33.000. Destas licenças, mais de metade correspondem a caçadores com mais de 65 anos e a tendência é que se percam em média 2.300 por temporada. Portanto, a capacidade de controlar estes animais através da caça diminui progressivamente.
O Plano aumenta o apoio ao controlo de espécies cinegéticas através de grupos de caçadores, incentiva o consumo de carne de caça e contempla a concepção e criação da figura do caçador experiente, que poderá realizar acções específicas que envolvam certo risco, exigem mais experiência ou estão localizados em áreas complexas.
4 de Março de 2022/ DAAA/ Generalitat de Catalunya.
El http://agricultura.gencat.cat