A Plataforma Peço Português apresentou no passado dia 4 de Abril, as iniciativas preconizadas para impulsionar o desenvolvimento sustentável da Fileira dos produtos alimentares portugueses de origem animal, salientando a sua qualidade e caráter distintivo, bem como o seu potencial enquanto setor estratégico para o desenvolvimento da economia nacional. A apresentação oficial da Plataforma acontece no Palácio de Belém numa reunião de trabalho com Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, e várias entidades convidadas, seguida de degustação de produtos portugueses de origem animal.
A Plataforma Peço Português pretende conquistar a cumplicidade ativa da Administração Pública, da Sociedade Civil e de todas as organizações da Fileira no desígnio nacional de reduzir as importações, aumentar as exportações e equilibrar o deficit da balança comercial Portuguesa especialmente no que respeita aos produtos da Indústria Agroalimentar: carne, leite e ovos.
Os valores agregados da Fileira registaram, em 2012, 1500 milhões de euros de importações, sendo que em 2000 o valor das importações atingiu os 854 milhões de euros. Já as exportações passaram de 170 milhões de euros em 2000 para 640 milhões em 2012. Apesar do ritmo de crescimento mais acelerado das exportações face às importações, o crescimento do setor não é ainda suficiente para alcançar o equilíbrio da balança comercial. Intensificar e acelerar o desenvolvimento de condições para o aumento da produção é essencial para promover os adequados níveis de autoaprovisionamento, bem como para capitalizar o potencial exportador do setor.
A Plataforma Peço Português é constituída por organizações representativas da cadeia de valor dos produtos alimentares de origem animal, nomeadamente:
ANEB – Associação Nacional de Engordadores Bovinos,
ANIL- Associação Nacional dos Industriais de Laticínios,
CESA – Comissão Especializada de Saúde Animal da APIFARMA,
FENALAC - Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite,
FEPABO - Federação Portuguesa de Associações de Bovinicultores,
FEPASA – Federação Portuguesa das Associações Avícolas,
FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores,
IACA - Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais
Terça-feira, 2 de Abril de 2013, FPAS, Portugal, http://www.suinicultura.com