Nos passados 19 e 20 de Dezembro celebrou-se, na sede da OIE em Paris, a primeira reunião do Grupo de Direcção da Plataforma Regional da OIE sobre o bem-estar animal para os 53 países membros de Europa.
A criação deste Grupo é consequência directa da 25ª Conferência da Comissão Regional da OIE para Europa (Fleesensee, Alemanha, Setembro de 2012). A Conferência, de facto, recomenda a necessidade de que se siga uma abordagem comum para todos os Países Membros da região em matéria de bem-estar dos animais e que as normas da OIE possam ser implementadas, passo a passo, ao mesmo nivel em toda a Europa.
O Grupo Directivo da Plataforma, que compreende Delegados da OIE de três países de fora de União Europeia e dois países da UE, um representante da Comissão Europeia, representantes regionais e sub-regionais da OIE da Região Europa e representantes de Centro Colaborador para o bem-estar animal na Europa da OIE, validaram um plano de Acção de três anos (2014-2016) que se centrará na gestão do controlo dos cães abandonados e nas condições de transporte e abate dos animais destinados ao abate. O Plano inclui a criação de uma página web específica, a tradução da documentação técnica e as normas existentes para russo, campanhas de sensibilização e comunicação, ateliers e outras actividades de campo. As actividades da Plataforma, que serão financiadas, na sua maioria pela Comissão Europeia e os Estados Membros da UE, não pretendem competir ou duplicar as diferentes actividades empreendidas recentemente pela UE, mas sim complementá-las, focalizando nos países da região europeia (53 países em 2013 ) nos quais as normas pertinentes da OIE não são aplicadas de forma suficiente.
Terça-feira, 24 de Dezembro de 2013/ OIE.
http://www.oie.int