Após a Guarda Civil espanhola ter interceptado um camião frigorífico com peças de presunto ibérico e porco ibérico que apresentavam anomalias na rotulagem e sintomas de putrfacção, descobriu, numa propriedade industrial na cidade de Fuente Vaqueros (Granada), uma câmara frigorífica onde eram conservados 10.700 peças entre presuntos ibéricos congelados e enchidos ibéricos embalados e também congelados, em mau estado de conservação.
Muitas das peças estavam com data caducada desde 2015, outras nem sequer possuiam data limite de consumo, algumas estavam visivelmente podres e não existiam notas de entrega ou outros documentos para provar a origem ou o destino do produto e algumas das etiquetas inspeccionadas apresentavam indícios de ter sido manipuladas.
A Guarda Civil deteve a mercadoria por considerar haver um risco para a saúde pública e alertou os responsáveis pela saúde pública da Junta de Andaluzia.
A Guarda Civil continua a investigar se existe responsabilidade dos proprietários dos presuntos e enchidos retidos, num delito contra a saúde pública.
Domingo, 8 de Julho de 2018/ Guardia Civil/ Espanha.
http://www.guardiacivil.es