O Chefe do Serviço Veterinário da Polónia informou que nos passados dias 29 e 30 de Maio de 2014 foram recebidos os resultados das análises laboratoriais que confirmam a existência de um terceiro e quarto focos de Peste Suína Africana (PSA) em javalis.
Os cadáveres dos javalis afectados foram encontrados em Rudaki e Losiniany (Krynki), no condado de Sokolski, Província de Podlaskie, perto da fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia, dentro do mesmo condado onde se confirmaram os primeiros casos de PSA em javalis nos passados dias 17 e 18 de Fevereiro.
No foco de Rodaki uma fêmea de javali de cerca de 3 anos de idade foi encontrada no Rio Svislach enquanto que no foco de Losiniany encontraram-se os cadáveres de uma fêmea de entre 3 a 4 anos e 2 bácoros, a uns 3 km do terceiro foco.
Os casos notificados de Peste Suína Africana em javalis foram detectados na zona já submetida a medidas de restrição apropriadas relativas à Peste Suína Africana. Esta zona foi estabelecida de acordo com a legislação da União Europeia - Decisão de Aplicação da Comissão 2014/178/UE.
Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014/ GIW/ Polónia.
http://www.wetgiw.gov.pl/
Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014/ OIE.
http://www.oie.int