Ante a publicação, por parte do Rosselkhoznadzor, de uma notícia onde o Serviço russo de Vigilância Veterinária e Zoosanitária informava da detecção de vários javalis mortos na Polónia e da possibilidade de que estes tivessem morrido por causa da Peste Suína Africana, o Chefe do Serviço Veterinário da Polónia informou da detecção de 10 javalis mortos no passado dia 28 de Abril no Rio Obra, na região da Grande Polónia.
Segundo as investigações realizadas in situ pelos serviços veterinários, a causa mais provável da morte foi o afogamento nas águas do rio. De todas formas, recolheram-se amostras dos animais que foram enviadas para o laboratório Nacional de referência para a Peste Suína Africana, cujos resultados foram negativos para presença de vírus.
O Chefe do Serviço Veterinário também acrescentou que os resultados continham o trabalho de controlo da doneça em porcos domésticos e javalis. O ano passado analisaram-se um total de 10.155 e 13.918 amostras de porcos e javalis, respectivamente enquanto que durante o primeiro trimestre deste ano já se analisaram 2.354 e 5.181 amostras.
Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014/ Główny Inspektorat Weterynarii/ Polónia.
http://www.wetgiw.gov.pl/