Segundo informações publicadas pelo Serviço Veterinário da Polónia, as autoridades veterinárias descobriram, no passado dia 17 de Julho, que três porcos tinham morrido numa exploração próxima de Bialystok e os seus cadáveres tinham sido enterrados pelo proprietário sem informar previamente o organismo de inspecção veterinária.
Os cadáveres foram desenterrados e eliminados de forma segura sob a supervisão da Inspecção Veterinária.
O Serviço Veterinário do Distrito em Bialystok iniciou o levantamento para criar a lista de animais e explorações dentro das zonas de protecção e vigilância. Também continuaram os trabalhos intensivos de abate dos animais nas explorações que se encontram na zona e onde é epizooticamente justificado. Por outro lado, no Distrito de Bialystok, serão emitidas resoluções administrativas para os clubes de caça ordenando o abate de javalis.
Além disso, os Serviços Veterinários continuam intensos contactos e trocas de informação com as autoridades veterinárias da Lituânia com a finalidade de coordenar as actividades destinadas a reduzir o risco de propagação da PSA em ambos países.
Sábado, 26 de Julho de 2014/GIW/Polónia.
http://www.wetgiw.gov.pl/