Segundo informações publicadas pelo Ministério da Agricultura da Polónia, durante a passada reunião do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Sanidade Animal (DG SANCO) foi votada favoravelmente a Decisão de Execução da Comissão relativa a determinadas medidas de controlo em relação à Peste Suína Africana nalguns Estados Membros. A nova Decisão substituirá a actual Decisão da Comissão 2014/134/UE.
A nova Decisão votada reduz as zonas sob severas restrições e modifica também as restrições de forma que a carne obtida de porcos procedentes desta zona poderá ser comercializada no mercado interno. Segundo a nova normativa, as restrições manter-se-ão nos seguintes Municípios da Província de Podlaskie:
- no povoado de sejeński las gminas de Giby e Sejny e na cidade de Sejny.
- no povoado de augustowski las gminas de Lipsk e Płaska
- no povoado de sokólskim las gminas de Dąbrowa Białostocka, Janów, Krynki, Kuźnica, Nowy Dwór, Sidra, Sokółka e nas cidades de Sokółka e Szudziałowo
- no povoado de białostocki las gminas de Czarna Białostocka, Gródek, Supraśl, Wasilków, Michałowo
A CE estabeleceu a zona de protecção que cobre os condados adjacentes com restrições mínimas relativas aos movimentos de porcos e da carne de javali. A zona de protecção inclui o voidoviato de Podlaskie.
Terça-Feira, 18 de Março de 2014/ Warszawa/ Polónia.
http://www.minrol.gov.pl/