A Polónia notificou, este ano, um número record de focos de Peste Suína Africana. Até 18 de Outubro, a doença foi detectada em 112 explorações de suínos.
Nos primeiros cinco meses de 2021, apenas se notificaram dois focos. Com o início do Verão, o número de focos começou a aumentar significativamente, com a maioria dos focos a ocorrer em Setembro (37 focos) e um pouco menos em Agosto (33 focos) e Julho (29 focos). Esta tendência alarmante alterou-se em Outubro com apenas 2 casos detectados no decurso do mês, até ao dia 18.
A maioria dos focos de PSA ocorreu no voivodato de Subcarpacia (55 focos), seguido pelo voivodato de Varmia e Masuria (16) e o da Baixa Silésia (12). Curiosamente, o voivodato de Subcarpacia não teve o maior número de porcos afectados, já que foi o quarto neste aspecto (com 3688 porcos).
O voivodato com maior número de porcos afectados pelos focos foi o de Lubusz (5 focos com 16667 porcos), seguido pelo voivodato de Grande Polónia (9 focos com 5604 porcos) e pelo de Varmia e Masuria (16 focos com 4115 porcos).
Isto correlaciona-se com as características das explorações destas regiões. No voivodato da Subcarpacia as explorações estão dispersas e muitas são pequenas, enquanto que no voivodato de Lubusz as explorações são mais profissionalizadas.
22 de Outubro de 2021/ Redacção 333 a partir de dados de GIW.
www.wetgiw.gov.pl