Em relação à difícil situação do sector suinícola da Polónia após a detecção de 2 casos de Peste Suína Africana (PSA) em javalis próximo da fronteira com a Bielorrússia, o Ministro da Agricultura Stanislaw Kalemba pediu uma reunião de urgência com o Comissário da Agricultura com a finalidade de adoptar as medidas pertinentes.
O Ministro Kalemba reuniu-se com o Comissário Dacian Ciolos na semana passada para discutir a situação actual do mercado do porco na Polónia e especialmente nas restrições. Durante a reunião o Ministro pediu à Comissão ajuda financeira em forma de compensações para os suinicultores no caso de introdução de restrições no mercado e o colapso dos preços do porco. Também solicitou a introdução de outras medidas extraordinárias para os criadores de porcos na área restante da Polónia, incluidos os pagamentos das ajudas ao armazenamento privado e às exportações.
O Comissário decidiu introduzir, na área afectada pelas restrições, compensações para os sunicultores.
O regime de compensação para os suinicultores será aplicada a partir da data em que se introduzam restrições nas zonas da Polónia designadas pela lei. Os suinicultores da zona designada receberão compensações com base nas facturas para os porcos de engorda vendidos a partir de 18 de Fevereiro deste ano .
Sexta-Feira, 7 de Março de 2014/ Ministério da Agricultura/ Polónia.
https://www.minrol.gov.pl