X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Polónia: primeiro foco de PSA em suínos domésticos no oeste do país

Trata-se do primeiro foco em suínos domésticos no oeste do pais e também o primeiro foco de 2020 em suínos domésticos.

Primeiro foco de PSA em suínos domésticos no oeste do país.
Primeiro foco de PSA em suínos domésticos no oeste do país.
30 Março 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As autoridades veterinárias da Polónia confirmaram a presença de PSA numa exploração de suínos com mais de 23000 cabeças (6904 porcas, 16037 leitões, 776 porcos e 29 varrascos) situada em Niedoradz (comuna de Otyń, poviat Nowosolski) no voivodato de Lubuskie, no oeste do pais.

Os primeiros casos de PSA no voivodato de Lubuskie apareceram no mês de Novembro afectando unicamente javalis, dando um importante salto geográfico já que até à data, os casos de PSA no pais encontravam-se localizados no este, a mais de 300 km (ver mapa).

Desde Novembro de 2019 até à actualidade, foram confirmados 146 casos de PSA em javalis na zona onde se encontra situada a exploração. Fruto da investigação imediata levada a cabo, as autoridades polacas informaram que durante o mês de Março se registaram cinco movimentos de leitões desde esta exploração para outras explorações dentro da Polónia, as quais foram colocadas sob vigilância oficial. Por outro lado, no dia 17 de Março fez-se uma movimentação de 93 porcas desta exploração para um matadouro; a carne destes animais foi rejeitada e adequadamente eliminada numa unidade de tratamento de sub-produtos.

Deve-se referir a proximidade desta zona com a fronteira com a Alemanha (aproximadamente 12 quilómetros), com o consequente risco de entrada da doença no território germânico. A declaração da doença na Alemanha traria consigo um enorme impacto económico no sector suinícola europeu devido ao facto da Alemanha vir a ter comprometidas as suas exportações com o que se produziria um excesso de oferta que faria baixar os preços do porco em toda a UE. Desde que se notificassem os primeiros focos de PSA em populações de javalis no oeste da Polónia, as autoridades alemãs fortaleceram as medidas de prevenção contra a doença, por um lado colaborando estreitamente com as autoridades polacas para a aplicação de medidas na zona afectada e por outro, através da implementação de medidas no lado alemão da fronteira sobretudo dirigidas a aumentar a vigilância, melhorar a biossegurança e reduzir a densidade de javalis na zona.

No âmbito nacional recorda-se a importância de se manter em alerta, em particular a importância de aplicar medidas adequadas de biossegurança em todas as suiniculturas do país e no transporte animal.

De igual forma, se recorda a grande importância em garantir o bom funcionamento dos sistemas de vigilância passiva para detectar precocemente a doença perante uma hipotética entrada em Espanha, para o que é vital que se vigie os animais de forma apertada e se comunique aos SVO qualquer indício da doença que possa aparecer nos animais, tanto nas explorações e meios de transporte de animais como no meio natural em javalis silvestres

23 de Março de 2020.
GIW/ Polónia. http://www.wetgiw.gov.pl
RASVE/ España. https://www.mapa.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes