De acordo com os resultados sobre a infecção em porcos, galinhas, morcegos e furões há várias semanas. Os primeiros resultados de um estudo do Friedrich-Loeffler-Institut (FLI) mostram que morcegos e furões são susceptíveis à infecção por SARS-CoV-2, enquanto porcos e galinhas não.
Os animais de interesse zootécnico estão em contato próximo com os seres humanos, razão pela qual, na FLI, a susceptibilidade à SARS-CoV-2 foi estudada em porcos e galinhas. Foi testado se os animais foram infectados, se o agente patogénico se replica e se os animais apresentam sintomas da doença. Sob condições experimentais, nem porcos nem galinhas foram susceptíveis à infecção por SARS-CoV-2. De acordo com o estado actual do conhecimento, eles não são afectados pelo vírus e, portanto, não representam um risco potencial para a saúde humana. A avaliação completa de todas as séries de testes levará algum tempo e os resultados finais são esperados no início de Maio.
Em relação aos furões, em particular, sua susceptibilidade ao vírus é considerada uma descoberta importante, pois pode ser usado como modelo para infecção humana e para testar vacinas ou medicamentos.
4 de Abril de 2020/ Friedrich-Loeffler-Institut/ Alemanha
https://www.fli.de