A abertura do mercado das Filipinas à carne de porco portuguesa foi notícia no The Manila Times. Numa comunicação oficial do governo filipino, pode ler-se que foram habilitados seis estabelecimentos de carne de porco portugueses para exportar carne de porco para as Filipinas.
Esses estabelecimentos são o Matadouro Central de Entre Douro e Minho, o CASO, a Sicasal, a Carmonti, a Valsabor e a Maporal.
Neste comunicado refere-se ainda os critérios que levaram à aprovação do país e destes estabelecimentos em particular, nomeadamente, a garantia de segurança alimentar através de programas de controlo de riscos biológicos, o bem-estar animal através da certificação de bem-estar animal da FILPORC, a qual as autoridades filipinas tomaram conhecimento aquando da visita técnica a Portugal e a idoneidade da autoridade sanitária nacional.
O mercado das Filipinas foi um dos alvos prioritários da estratégia de internacionalização da FILPORC desde que entrou em funcionamento, em 2021, culminando agora em sucesso os vários contactos feitos desde então.

17 de Abril de 2025 | FPAS Newsletter nº 635 | http://www.suinicultura.com