A suspensão de reconhecimento das Organizações de Produtores (OP), que foi decretada em Novembro de 2014, não vai pôr em causa a majoração de 10% dos subsídios nos projectos de PDR 2020, segundo afirmação da Ministra da Agricultura Assunção Cristas, no Parlamento.
O governo decretou esta suspensão para alterar as condições a que devem obedecer as organizações de produtores e o diploma que vai regulamentar o sector encontra-se em fase de finalização.
Esta situação estava a levantar grandes dúvidas aos agricultores, uma vez que a majoração das ajudas por percentagem a uma OP é de 10%, o que é um valor muito importante.
A Ministra vem, agora, esclarecer que vão beneficiar desta ajuda todos os produtores que, até à data do último pedido de pagamento do subsídio, façam prova de pertencerem a uma OP do sector em que apresentam o projecto. Assim sendo, nenhum membro de uma OP vai perder esta majoração.
Os agricultores têm de indicar nas suas candidaturas que são membros de uma OP e podem iniciar a realização dos seus projectos logo que eles dêem entrada na plataforma informática do PDR 2020.
Sexta-feira, 17 de Abril de 2015 / newsletter 126 do Agroinfo/ Portugal / http://www.agroinfo.pt/